P A S S O A P A S S O S I N I S T R O
Vai abrir um sinistro? Conte com a Ita!





DOCUMENTAÇÃO
Reúna os documentos abaixo antes de darmos início à abertura do processo:
- Contrato de locação;
- Contrato de administração;
- Declaração de débitos com todos valores devidos;
- Boletos não pagos;
- Dados para contato com o locatário;
- Termo de devolução de chaves (desocupado);
- Vistoria inicial e final (desocupado);
- 2 orçamentos para reparos (desocupado).
ABERTURA
Documentação pronta? Vamos então acionar o sinistro. Envie um e-mail para: sinistro@itaseguros.com.br com o assunto:
Abertura de sinistro – [nome do locatário] – [nome da seguradora]
Não se esqueça de anexar a documentação!
ACOMPANHAMENTO
Pronto! Agora é só aguardar que a Ita lhe enviará toda atualização sobre o processo através deste assunto e se tiver alguma dúvida durante o andamento, é só responder ao e-mail.
F A Q S I N I S T R O
Dúvidas sobre sinistro? A Ita responde!
Qual é o prazo para notificar um sinistro?
Em casos de ocupação: o sinistro deve ser aberto logo após o vencimento do 2º débito. Atenção, pois se o 3º débito vencer, a seguradora poderá negar a indenização. Em casos de desocupação: o sinistro deve ser aberto em até 15 dias após a data do termo de entrega das chaves. É possível abrir o sinistro com apenas 1 mês em atraso.
Quanto tempo demora para analisar a documentação enviada?
A seguradora solicita um prazo de 30 dias corridos sempre que um novo documento é adicionado ao processo para avaliação. Portanto, é aconselhável enviar toda a documentação correta no momento da abertura do processo de sinistro para agilizar a liberação da indenização.
Solicitei urgência no meu caso. Meu processo será mais rápido?
Sempre que há uma solicitação de urgência, tomamos medidas imediatas ao encaminhá-la à seguradora, que avaliará a solicitação e nos fornecerá um parecer. Embora a resposta do apontamento nem sempre seja imediata, devido à análise interna da companhia, comunicaremos à imobiliária qualquer atualização assim que obtivermos retorno.
O locatário está disposto a quitar os débitos, mas a seguradora não retorna o contato. O que está ocorrendo?
Se o sinistro foi aberto recentemente, o processo de negociação só será iniciado após a primeira indenização. Desse modo, a imobiliária pode nos informar sobre a intenção do inquilino de quitar os débitos para que possamos notificar a seguradora e validar o recebimento.
O que fazer se a seguradora recusar o sinistro?
Varia de acordo com o motivo da recusa. A corretora conduz a análise contestada, considerando os apontamentos da imobiliária e da seguradora. Quando é identificada a possibilidade de contestação, realizamos o procedimento imediatamente junto à companhia. Após a avaliação da nova solicitação, fornecemos feedback e esclarecimentos à imobiliária.